sábado, 9 de julho de 2011

TI VERDE: Pensando em Sustentabilidade

Sustentabilidade segundo o dicionário vem de sustentável que é o mesmo que dizer que pode se sustentar, se defender e que tem condições de manter-se  ou conservar-se. Trazido para o cenário da responsabilidade ambiental esta questão envolve aspectos políticos, econômicos e culturais que vão alem da utilização dos recursos naturais a favor da satisfação das necessidades humanas a fim de que não falte para as gerações futuras. 

A consciência deveria trabalhar a favor do desenvolvimento sustentável porque muitos dos recursos retirados da natureza hoje para satisfazer o homem se tornarão escassos em um futuro próximo, mas a sustentabilidade tem um custo elevado. Um fenômeno bastante conhecido gerado pelo descaso a cerca do tema é o aquecimento global causado pelos gases poluentes emitidos na atmosfera entre eles o CO2 que na área de TI é emitido pelos data Center que é a peça fundamental para a aproximação de fronteiras. Os países estão em alerta com relação as mudanças climáticas e estão sendo forçados a investir na sustentabilidade, a fim de reduzir a produção dos gases nocivos ao meio ambiente.

Certa vez acompanhando as noticias encontrei as seguintes informações:

“Os investimentos podem se aproximar de 240 bilhões de dólares em energia limpa, o que inclui eficiência energética e energia renovável", disse Pavan Sukhdev, chefe da iniciativa de Economia Verde do Programa Ambiental. (O Globo)

 
“Um investimento anual de 2% do PIB global para adaptar as economias a um futuro mais sustentável poderia trazer como benefício secundário um crescimento econômico de 15,7% até 2050”  (g1.com.br)

Claro que os governates, empresas e alguns membros da comunidades estão preocupados com a questão de sustentabilidade, que sempre nos remete a pensar em alto custos, mas em alguns parametros é possivel praticar esta politica de maneira eficiente e satisfatória para nós e para o planeta. Então por estes dias vou estar postando sobre um assunto bastante interessante e que ja deveria estar fazendo parte da forma de pensar de cada um.

TI Verde veio para fazer a diferença... mas o que é? Pra que é?  Como fazer a diferença atravez dela?

O termo tecnologia abrange vários cenários, pois é uma ciência que otimiza o cotidiano de organizações e pessoas. Parece estranho pensar, mas é com ela que conseguimos atingir resultados com gasto mínimo de tempo e impressionantemente através dela somos capazes de criar maquinas com poder de processar cálculos mais rápido  que um centro universitário inteiro de matemáticos possibilitando a prevenção de desastres “naturais” com precisão, indiscutivelmente a mesma é responsável pelo desenvolvimento econômico e mundial e não há como pensar em um mundo sem ela, pois está na maneira de agirmos,de processarmos nossas informações, na maneira que guardamos nossas historias, é muito mais do que um esboço da realidade humana é uma conseqüência de todo o nosso dia-dia, nos traz conforto, segurança, agilidade, estabilidade... contudo há uma controversa em sua funcionalidade, a fonte magnífica que permite um melhoria na qualidade de vida é prejudicial ao meio ambiente. A pergunta relevante a isto é: Mas como? Observando por outro ângulo, onde tem sido depositado o lixo eletrônico, qual o processo utilizado para tornar a vida mais confortável quando fazemos uma simples transação bancaria de nossa residência? Respondendo a estas questões certamente a questão de responsabilidade ambiental surgirá e pensando nisto a área de Tecnologia de Informação tem se tornado cada vez mais verde, a preocupação com o meio ambiente gerou o que se chama Ti Verde ( Gren IT ).

"TI verde uma pratica sustentável de gerenciamento, produção, descarte de e-lixo e redução no consumo de energia elétrica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário