quarta-feira, 13 de julho de 2011

TI Verde: Lixo Eletronico / e- lixo


O e-lixo mais conhecido como lixo eletrônico, são os artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros. São considerados lixos eletrônicos também artigos elétricos de casa, como geladeiras, microondas etc. Tais objetos sendo descartados em locais não apropriados como lixões podem contaminar o solo e até mesmo o lençóis freáticos causando assim danos irreversíveis a saudade da população.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que as pessoas trocam de computadores a cada dois anos e não é difícil imaginar que nem todo este equipamento substituido é descartado da maneira correta, é equivalente ressaltar que um computador mediano possui componentes básicos que é do conhecimento de todos, porque é visível como metal e plástico, mas o que muitos não sabem é que o mesmo possui metais dolosos a saúde.
O mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, podem causar danos cerebrais e ao fígado. Já o chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, conseqüentemente, à morte.
A Convenção de Basiléia (The Basel Convention on the Control of Transboundary Movements of Hazardous Wastes and their Disposal) é um tratado internacional firmado em 1989, que tem como objetivo fiscalizar o tráfico de lixo eletrônico no mundo. A Convenção de Basileia estabelece as normas para a transferência transfronteiriça de resíduos perigosos, a qual tem como objectivo garantir a segurança ambiental e a saúde humana, quer em termos de transporte, quer em termos de produção e gestão desses resíduos, promovendo, equitativamente, uma transferência de tecnologia relativamente a uma gestão segura de resíduos produzidos localmente.
Um problema no Brasil é que não há muitas alternativas de onde depositar o lixo eletrônico acumulado, então a sugestão é fazer doação dos equipamentos, muitas vezes o que é lixo para uns é melhoria para outros. Descarte pilhas e baterias em centros de coletas, os computadores podem ser doados a instituições que investem na inclusão digitais alem de fazer um bem social previne o planeta de contaminação, e caso o computador já não tenha nenhuma funcionalidade desmonte-o todo separe as partes plástico, metal,vidro e encaminhe ao lixo de maneira correta,  porque cada centro de reciclagem tem uma especialização, uns para vidros, outros para plásticos e assim por diante.
Esta é uma questão que  deve ser considerada, porque não queremos que tais detritos venham interferir na saúde de nossa sociedade.   
TI Verde é um ato de responsabilidade. Pratique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário