sábado, 16 de julho de 2011

TI Verde

 DATA CENTER

Toda a estrutura da internet é dependente de data centers, que nada mais são que uma estrutura de servidores físicos que disponibilizam na rede vários serviços. 
 Servidores são máquinas com alta capacidade de armazenamento e processamento de dados, que muitas vezes são chamados de super computadores.

A internet é uma rede descentralizada, ou seja, não existe uma máquina mestre que controle, monitore, ou interfira no funcionamento dela, ela é simplesmente um conjunto de maquinas interligado mundialmente uma com as outras, sendo que estas máquinas podem esta ligadas a redes menores.
No mundo há diferentes idiomas para cada região da Terra, porém para que o "milagre" da internet fosse possível, seria necessário que esta rede falasse o mesmo idioma, ou seja, a internet é uma rede de computadores interligada por uma única linguagem, as quais chamaram de protocolo de comunicação, e o protocolo padrão da internet é o TCP-IP.
O protocolo TCP-IP torna possível a comunicação entre os “n” computadores da rede, mas nada disto seria útil, se este esforço não trouxesse ganhos para os usuários, e o ganho esta nos serviços oferecidos pela rede, serviços estes que tornaram possíveis a troca de documentos entre pessoas dos mais diferentes continentes, criar sítios onde às pessoas podem se conectar e visualizar as divulgações de empresas e marcas, permitir que pessoas possam mandar mensagens instantaneamente através da rede, entre outras maravilhas.
Depois de dito tudo isto, você deve estar se perguntando, e onde entra o trabalho dos data centers? Eles são grandes centros de dados que disponibilizam os serviços vitais para o funcionamento da rede, é nos data centers que ficam armazenados os sítios que você visualiza na rede, o que você acaba chamando americanizada mente de site.
Os data centers são “supercomputadores” capazes de armazenar uma grande quantidade de sites, os quais ficam disponíveis a todos os computadores conectados na rede, são nos data centers que ficam armazenados o seu Orkut, face book, twiiter e todos os sites de rede sociais que você conhece, é ele que oferece serviços de envio de recebimento de emails, ou seja, a existência de data centers é o que transforma um equipamento aparentemente simples em uma objeto útil, são eles que mantém o trabalho de tornar a internet viável.

CONSUMO DE ENERGIA ELETRICA
Os data centers são grandes consumidores de energia eletrica, pois para manter esta estrutura de armazenamento de dados é necessário muito resfriamento para que os equipamentos não queimem, se o computador comum já necessita de refrigeração, por isto dos coolers imagine as grandes estantes  de maquinas que compões os data centers. Alem desta questão o conjunto de desktops de uma organização consome mais energia que os respectivos data centers e a CPU (processador) é o dispositivo que mais consome energia do desktop.

ENERGIA ELETRICA E EMIÇÃO DE CO2
A questão energia é bastante complexa porque países usam a queima de combustíveis fosseis, para a geração de energia.68,4% da energia elétrica da china advêm da queima de carvão natural e 40,5% das emissões mundiais do CO2.
Poderia -se dizer que o uso de hidroelétricas produz uma energia limpa que certamente utiliza-se dos recursos naturais para que o fenômeno ocorra, mas existe uma controversa porque para a construção de uma usina hidroelétrica exige um alagamento de uma grande área, no entanto uma floresta fica submersa o que inibe a retirada do CO2 do planeta.
DATA CENTER E EMIÇÃO DE CO2
Energia, CO2 e gastos estão todos co-relacionados em um ambiente de TI. Como? O envio de e-mails e a realização de compras online, por exemplo, envolvem um ou mais datacenters consumidores de energia que, ao ser produzido, implica na emissão de mais CO2 na atmosfera. Agora, multiplique as interações e transações individuais pela Internet por bilhões e dá para imaginarmos os custos enormes em termos de infraestrutura de datacenter, energia e impacto ambiental.
Entretanto, cortar os gastos com o consumo de elétrons nos setores de TI requer um olhar muito cuidadoso sobre como esse dispêndio acontece. Na ponta do lápis, de acordo com o site www.thegreengrid.org, vê-se que 70% da força elétrica recebida pelo datacenter é usada para atividades sem relação direta com o equipamento de TI, como iluminação e resfriamento.
CURIOSIDADE A CERCA DA EMIÇÃO DE CO2
O americano Alex Wissner-Groos, físico da Universidade de Harvard, afirmou a rede BBC que uma simples busca no Google produz cerca de 7g de dióxido de carbono(CO2). Assim, com apenas duas buscas no site, se emitiria a mesma quantidade de CO2 gasta para se ferver uma chaleira de água.
 O físico argumenta que as emissões vêm da energia elétrica consumida pelo próprio computador e pelo grande centro de dados operado pelo Google. "Se você quer resultados rápidos é necessário consumir bastante energia. Na realidade o Google não é pior que qualquer outro grande operador de dados”, comentou o físico.
Em um comunicado no seu blog oficial, o Google afirmou que os números do Dr. Wissner- Gross estão muito altos. A empresa alega que uma busca leva menos de 0.2 segundos e que utiliza ainda menos tempo nos servidores. Dessa forma, seriam consumidos 0,0003 kWh por busca, equivalentes a 0,2g de CO2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário