quinta-feira, 30 de junho de 2011

Gerações - Belle Epoque, Baby Bombers, X, Y e Z

A civilização sofre mudanças a todo instante, seja pela inserção de novas culturas, leis, princípios, pela descoberta de uma nova doença ou cura, com a agressividade do avanço tecnológico enfim, todo dia é dia de novidade e estas causam mudanças de idéias e paradigmas. No mercado de trabalho esta questão não é diferente e nem tão pouco limitada por isto a necessidade de inovar, se desprender e aprender.
 Até aqui a sociedade já passou por quatro gerações distintas e esta nascendo uma nova, que ainda engatinha para a formação de um novo estilo de profissional, hoje no mercado de trabalho elas se encontram e a cada grupo ha uma perspectiva diferente, pois a cada geração existe um ponto de vista, e estas gerações são:

A Geração Belle Epoque ou Tradicional, composta por pessoas nascidas entre 1920 e 1940. Conhecidas por sua dedicação ao trabalho, disposição ao sacrifício, senso prático e respeito a hierarquia.

A famosa e estruturada Geração Baby Boomers, composta por pessoas nascidas entre 1940 e1960, sempre otimista, focada, auto-motivada e com uma disposição para quebra de regras e estruturas.

A cética Geração X , composta por nascidos entre 1960 e 1980, que assistiu toda rebeldia e contestação dos anos 60 e 70, mas assumiu uma postura apática aos interesses coletivos, inclusive familiares, buscando desenvolver prioritariamente a competência individual.

A conectada Geração Y , composta por nascidos entre 1980 e 2000, que surge com uma postura muito mais decidida e direta, sem receio de questionar e apresentar idéias, muitas vezes radicais.

A Geração Silenciosa ou Geração Z  em formação por nascidos entre 2000 e 2020, a vida é regada a muita informação, pois tudo que acontece é noticiado em tempo real e muitas vezes esse volume imenso acaba se tornando obsoleto em pouco tempo.

A QUAL EU PERTENÇO ?
Eu faço parte da geração Y e para que se entenda mais sobre esta, vou postar um vídeo, porque é a geração que toma conta do mercado atual. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário